Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

palavras&desabafos

Escrever o que sinto, o que quero, o que penso. Divagar pela alma, pelo coração, ou simplesmente salvar ideias e criar sonhos.

palavras&desabafos

Escrever o que sinto, o que quero, o que penso. Divagar pela alma, pelo coração, ou simplesmente salvar ideias e criar sonhos.

Seg | 22.01.18

Assédio com Direito à Presunção de Inocência

Enquanto mulher, aflige-me a ideia do abuso, do assédio sexual usado como veiculo de transporte ou como moeda de troca para atingir determinados fins ou para manipular uma mulher, de alguma forma. Começo a pensar que tal acontece porque temos demasiados homens em cargos de poder ou chefia, e que temos demasiados homens com poder de decisão, pois vejamos, se assim não fosse, não estariam estas mulheres dependentes, de alguma forma, destes homens, e não teriam passado por estes abusos e assédios. No entanto, também acho que não devemos confundir assédio com sedução, e confesso que a meu ver todos temos direito à presunção de inocência, pois eu não posso cair na tentação de julgar sem ouvir o outro lado, e até provas em contrario todos somos inocentes.

Se pensarmos que o assédio sexual passa por comportamentos de todo indesejáveis, não consentidos, de cariz sexual, quer sejam eles verbais ou físicos,pelo que nos afeta a dignidade e provoca humilhação, tenho alguma dificuldade em perceber  por que só agora se lembraram todas estas mulheres de divulgar os seus casos, alguns com décadas, e por que razão não o fizeram na altura devida, aquando dos assédios? Ou será que tiveram receio de perder aquela festa, ou aquele papel.... ou aquela foto? Não digo que não têm razão, só acho que deviam ter feito a denuncia mais cedo, e de alguma forma não permitir que estes homens continuassem a fazê-lo com outras mulheres.

Mas não devemos cair na tentação do absurdo, e não podemos pensar que um abraço, um toque ou um olhar mais atrevido possa ser assédio, não devemos pois cair na tentação do puritanismo moralista, e achar que todos nos querem pela forma errada, da mesma forma que não podemos permitir que nos faltem ao respeito enquanto mulheres.

transferir.png

 

É triste a forma como vejo apodrecer uma sociedade que se quer mais saudável!

EU